Sobre a Iniciativa

A Iniciativa para o Potencial Urbano por via de um diagnóstico participado surge da premissa de que os processos de planeamento urbano serão tão mais bem sucedidos quanto melhor souberem auscultar a realidade a que se aplicam e quanto mais inclusivos forem no desenho das suas propostas técnicas.

Apesar da importância dos dados analíticos existentes sobre as diversas características urbanas, há uma componente de envolvimento humano que tem carecido no olhar sobre o território. É com o objetivo de ajudar a suprir esta necessidade que surge esta iniciativa.

Esta iniciativa é desenvolvida conjuntamente com uma ONG islandesa, a Citizens Foundation, fundada em 2008, pela sua experiência em democracia participativa e tecnologias Open Source.

Descrição



A Urban Potential Initiative – um diagnóstico participado na Ajuda, Lisboa tem como objectivo capacitar e promover a participação dos cidadãos na sociedade de forma organizada e integrada em Portugal. Pela forte relação entre sociedade e território, este será um dos principais temas em debate.

No âmbito da iniciativa, será dinamizada uma campanha, analógica e digital, de consulta aos cidadãos e organizações sobre a área territorial da freguesia da Ajuda, em Lisboa (Diagnóstico Participado D’Ajuda). Esta campanha utilizará uma solução de crowdsourcing Open Source para dinamização de campanhas de consulta aos cidadãos, denominada “Your priorities”.

As ideias mais votadas serão objecto de trabalho das organizações envolvidas, que contribuirão para que estas cheguem aos processos de tomada de decisão ou colaborando em candidaturas ou parcerias para que estas possam vir a ser executadas.

Será ainda potenciado o intercâmbio de conhecimento com a ONG islandesa Citizens Foundation, através da dinamização de conferências, workshops e da criação de oportunidades de networking.

Desta iniciativa resultará uma importante reflexão e discussão sobre o valor da componente humana imaterial nos processos de planeamento territorial e de dinamização da comunidade alcançada.

Todo o processo será documentado e reproduzido subsequentemente.

Equipa



Coordenação e desenvolvimento técnico: Irina Gomes, Gonçalo Folgado, Gunnar Grímsson, João Martins e Róbert Bjarnson
Administrativa: Maria Saúde Martins
Designer: Mauro Carmelino

Contactos



e-mail: info@potencialurbano.pt
Tel.:213 956 120
Página: potencialurbano.pt
facebook: www.facebook.com/urbanpotentialinitiative

Co-Financiamento



EEA Grants / Fundação Calouste Gulbenkian Cidadania Activa



>> Ir para a plataforma de participação